edraw-max-horizontal
Guia
O que há de novo?
EdrawMax online
Download Grátis
Compre Agora

Quando usar o gráfico de pizza - coisas que você deve ter em mente

> Mind Map Knowledge > Quando usar o gráfico de pizza - coisas que você deve ter em mente
foto do autor
Ana Sophia | 07/28/2020
O artigo mostrará quando usar um gráfico de pizza em detalhes. Os gráficos de pizza são úteis para o trabalho. Há várias coisas importantes que você deve considerar cuidadosamente ao usar gráficos de pizza.

O que é um Gráfico de Pizza

Os gráficos de pizza são gráficos circulares que refletem as partes relacionadas de diferentes grupos ou categorias de dados. Os gráficos de pizza mostram aos usuários a aparência de uma fração em um papel, em uma boa representação visual de diferentes conjuntos de dados. Cada contribuição de 1% de uma peça para um gráfico de pizza geral corresponde a um ângulo de 3,6 graus. Geralmente, os gráficos de pizza são cortados em fatias de tamanhos diferentes para mostrar porcentagens específicas para cada peça.

pie chart sample

Quando Utilizar o Gráfico de Pizza - Critério Chave

Na realidade, gráficos de pizza são fáceis de serem abusados. Você deve ter em mente os seguintes aspectos importantes ao desenhar seus gráficos de pizza.

Critério
Detalhes

Significado

Verifique se as partes do seu gráfico de pizza compõem conceitos realmente significativos como um padrão inteiro. Caso contrário, você deve pensar em outros tipos de gráficos. Tenha em mente que o gráfico de pizza deve fazer sentido para os seus leitores em termos de textos. Exemplos práticos de uso de um gráfico de pizza, incluindo a comparação de áreas de crescimento para rotatividade ou lucro dos negócios.

Partes Exclusivas

Você não deve cometer erros aparentes definindo partes, números ou porcentagens exclusivas em seu gráfico de pizza. Se você encontrar sobreposições entre seus números, tente redefinir seus dados ou use outros tipos de gráficos. Se você tem categorias de tamanho muito semelhantes, tenha cuidado com a interpretação.

Propósito
Não é adequado usar gráficos de setores circulares para comparar partes diferentes; em vez disso, ele deve ser usado para mostrar o relacionamento entre elementos parciais e gerais. O uso de um gráfico de pizza é ideal para seus grupos de dados categóricos, pois cada fatia pode mostrar uma categoria específica. Em um gráfico de pizza, os dados são classificados com base em detalhes qualitativos, como um tipo de produto. Na realidade, os dados ordinais também podem ser classificados, por exemplo, para uma pesquisa com consumidores, as pessoas podem ser solicitadas a classificar as respostas com base em suas preferências pessoais.
Valor de Dados
Normalmente, os gráficos de pizza são usados para não mais que seis conjuntos de dados diferentes. Muitas partes dificultam a leitura, portanto seus olhos podem não distinguir a relatividade de tamanho entre as seções. Os gráficos de pizza não costumam ter valores negativos. Valores zero também devem ser evitados.
Eixos
Aparentemente, os eixos não são mostrados como outros elementos em um gráfico de setores circulares, mas na verdade é o perímetro do círculo que contribui com o eixo. Try not to use Gráfico de Pizzas for showing data trends.
Nomes
Os gráficos de pizza podem ser usados para exibir grupos minoritários. Se o gráfico de setores circulares incluir uma categoria que não possui dados ou valores, mas resume várias minorias diferentes, por exemplo, o Other Answers option in a consumer survey, then you should display it in last order even it is not the smallest category in your Gráfico de Pizza. Reason for doing this is to avoid detracting from other data categories.

Quando Utilizar Mais de Um Gráfico de Pizza?

Mais de um gráfico de pizza pode ser usado para comparar várias categorias de dados quando você tem vários pontos de dados diferentes com detalhes de dados distintos. Geralmente, nesses casos, os grupos de dados são idênticos ou semelhantes, mas têm uma diferença em uma variável específica, como fatores de tempo ou idade. É muito significativo manter o mesmo padrão de pedidos ou fatias no segundo ou mais gráficos de pizza para facilitar as comparações. Tenha cuidado com as magnitudes de fatias nos seus gráficos de pizza adicionais, que podem não mostrar mais o mesmo que no primeiro.

Usando Gráficos de Pizza - Mais Dicas

  • Usando cores: É realmente útil sombrear ou colorir fatias diferentes nos gráficos de torta, do claro ao escuro. Isso pode melhorar a apresentação dos dados.
  • Evitar Efeitos 3D: Os efeitos 3D são legais, mas você não deve considerá-los em primeiro lugar para destacar seus dados em um gráfico de pizza. Os elementos 3D podem desviar sua atenção da mensagem importante, para que você não consiga comparar tamanhos de diferentes grupos de dados. Além disso, o uso de efeitos 3D exagerará a influência real da porcentagem de seus dados.

Mais Modelos Gratuitos de Gráfico de Pizza

Os modelos gratuitos de Gráfico de Pizza a seguir incluem as principais categorias de gráficos para usos comerciais e educacionais. Sinta-se livre para clicar em qualquer um deles para ver mais detalhes.

temperament categories diagram pie and doughnut chart infographic pie charts
Diagrama de Categorias de Temperamento Gráfico de Pizza e Rosca Infográfico de Pizza

Software Fácil de Gráfico de Pizza

O criador de gráficos Edraw possui ricos modelos de gráficos internos e oferece uma maneira altamente conveniente de criar gráficos de colunas, barras, torta, linhas, áreas, dispersão, aranha e medidores. Também é fácil importar dados de arquivos locais ou, com um clique, definir opções diferentes, como o número da categoria e da série, a legenda e o eixo, o número da marca do eixo e o intervalo da categoria, etc.

pie chart software interface

você Também Pode se Interessar em:

Como Escolher os Melhores Gráficos

Os 10 Melhores tipos de Gráficos e os Seus Usos

Como Usar Gráficos de Barras para Comparar Dados de Maneira Eficaz

Modelos de Gráfico de Cheques e Saldos

Comece a Usar! Você Vai Amar Este Software Para Diagramação Fácil de Usar.

O Edraw Max é perfeito não apenas para fluxogramas de aparência profissional, organogramas e mapas mentais, mas também para diagramas de rede, plantas baixas, fluxos de trabalho, design de moda, diagramas UML, esquemas elétricos, ilustrações científicas, e diversos gráficos... e isso é só o começo!