edraw-max-horizontal
Guia
O que há de novo?
EdrawMax online
Download Grátis
Compre Agora

O que é uma Árvore de Decisão?

> Edraw Knowledge > O que é uma Árvore de Decisão?
foto do autor
Ana Sophia | 11/18/2021
O que é uma árvore de decisão? Quais são as vantagens e limitações do modelo? Como eu posso criar uma árvore de decisão facilmente? Basta acompanhar este artigo para explorar mais sobre o modelo de árvore de decisão com exemplos e etapas compreensíveis.

O que é uma Árvore de Decisão?

exemplo de árvore de decisão para escolha de software

Uma árvore de decisão é um diagrama usado por tomadores de decisões para determinar o processo de ação ou exibir probabilidades estatísticas. Ela oferece uma maneira prática e direta de entender as potenciais escolhas nas tomadas de decisões e a amplitude dos possíveis resultados numa série de problemas. Árvores de decisões geralmente começam com um simples nó que depois se decompõe em nós adicionais para mostrar mais possibilidades (como a escolha de dois lados de uma moeda). O galho mais distante da árvore representa o resultado final. Os tomadores de decisões geralmente pesam cada plano de ação com os riscos para fazer a escolha final. Além disso, uma árvore pode ser criada maior ou menor, conforme necessário.

História da Árvore de Decisão

A primeira árvore de decisão foi desenhada pelo Instituto de Ciências da Computação da Universidade de Tecnologia de Poznan, em 1966. Depois disso, entre o início dos anos 70 e meados dos anos 80, vários aperfeiçoamentos no design da árvore de decisão foram feitos até que a versão mais eficiente do diagrama foi preparada. Esse design agora é usado por muitas organizações, de várias indústrias, pelo mundo todo.

Símbolos da Árvore de Decisão

Entender os símbolos da árvore de decisão vai ajudar você a ler uma árvore de decisão mais facilmente. Você precisa prestar atenção aos seguintes nós e símbolos:

Nome
Forma dos Ícones
Descrições
Nós de Decisão
nó de decisão
Normalmente representado por quadrados para apresentar as decisões a serem tomadas.
Nós de Chance
nó de chance
Geralmente um círculo para mostrar resultados incertos (com possibilidades).
Nó Final
nó final
Geralmente representado por triângulos para mostrar os resultados finais de um caminho de decisão.
Galho Alternativo
galho alternativo
Reflete um possível resultado ou ação.
Alternativa Rejeitada
alternativa rejeitada
Exibe uma opção que não foi selecionada.

Quais são as Vantagens e Desvantagens das Árvores de Decisão?

Uma árvore de decisão é necessária quando o resultado de uma ação em particular deve ser previsto. Por exemplo, quando há várias opções e você deve escolher uma delas, é a árvore de decisão que dá um quadro mais claro com relação a qual abordagem levaria você a quais tipos de resultados.

No entanto, assim como é com qualquer outra coisa, representações desse tipo também vêm com seus méritos e deméritos. Algumas das vantagens e desvantagens mais óbvias de uma árvore de decisão serão discutidas abaixo:

Vantagens:

  • Facilidade de Criação
  • Uma árvore de decisão é fácil de criar, já que ela não requer nenhuma habilidade técnica específica ou conhecimento aprofundado de algoritmos.

  • Normalização Não é Necessária
  • Ao preparar uma árvore de decisão, você não precisa normalizar as entradas, e pode conseguir uma previsão otimizada meramente adicionando informações brutas.

  • Números Precisos Não São Necessários
  • Você não precisa ter todos os números e dados precisos na ponta dos dedos para desenhar uma árvore de decisão. Usar valores e entradas genéricos dá uma previsão aceitável que pode lhe ajudar a dar prosseguimento com a abordagem mais lucrativa.

  • Facilidade de Leitura e Entendimento
  • Como todas as informações são mantidas numa linguagem simples, fica fácil para praticamente qualquer pessoa ler e entender uma árvore de decisão e desenvolver a melhor solução possível que ajudará a tomar a decisão correta. Ela pode ser usada facilmente com outras ferramentas de tomada de decisões.

  • Ferramenta efetiva de tomada de decisões
  • Grandes quantidades de dados podem ser processadas num período específico usando uma árvore de decisão. Tanto dados qualitativos quanto quantitativos podem ser processados com o modelo

Desvantagens:

  • Sensibilidade
  • Uma árvore de decisão é extremamente sensível, de modo que até a menor das modificações nos dados pode gerar uma previsão inteiramente diferente e levar a alterações consideráveis nos resultados finais.

  • Complexidade
  • Se você tentar preparar uma árvore de decisão detalhada, o gráfico pode se tornar altamente complexo. Com o aumento dos galhos, a árvore de decisão pode conter muitos dados inúteis. Portanto, o usuário precisa ajustar a profundidade da árvore de decisão definindo um número máximo de nós ou integrando resultados diferentes.

  • Fator Tempo
  • Se você não estiver usando um programa eficiente, como o EdrawMax, pode levar um tempo significativo para criar uma árvore de decisão, pois vários cálculos precisam ser feitos manualmente.

  • Dispendiosa
  • Como pode haver várias entradas e ainda mais situações possíveis, preparar uma árvore de decisão e explicar o diagrama para outras pessoas pode consumir uma boa quantidade de tempo, desse modo, custando mais dinheiro.

  • Imprecisão
  • Como nenhum dado específico é usado ao desenhar uma árvore de decisão, o resultado obtido pode ser vago por natureza e pode não ser totalmente confiável. Além disso, você provavelmente fará alterações regulares ao diagrama quando começar a trabalhar no projeto na prática.

Casos de Uso e Aplicações Empíricas

A árvore de decisão é usada em praticamente todos os tipos de indústrias. O modelo da árvore de decisão tem sido usado especialmente nas seguintes categorias:

Gestão Financeira e Empresarial

O modelo é ensinado a alunos dos cursos de administração e de economia. Indivíduos e organizações também podem avaliar os custos, as probabilidades e os benefícios desenhando árvores de decisão. Além disso, quando um banco faz um empréstimo para um cliente, ele avalia a segurança através de uma série de perguntas com base num diagrama de árvore de decisão que inclui renda pessoal, vida profissional, pontuação do cartão de crédito e assim por diante.

Aprendizado profundo/Aprendizado de máquina/Programação

Árvores de decisão também podem ser usadas para construir modelos de previsão automáticos para minerar dados e avaliar múltiplos resultados. Este método é chamado de aprendizado por árvore de decisão. Neste caso, os nós representam os dados, em vez das decisões. Às vezes, as variáveis previstas são números reais, como preços.

Bioinformática

Uma árvore de decisão pode ajudar a agregar diferentes tipos de dados genéticos para o estudo da interação e da similaridade de sequências de genes. Um exemplo da vida real é que os pesquisadores do câncer classificam as doenças em diferentes tipos observando os dados dos pacientes para prevenir doenças. Neste caso, uma árvore de decisão é mais como uma ferramenta de classificação simples e útil.

Administração

Como várias decisões devem ser tomadas numa organização para manter a produção contínua operando sem percalços, a alta gerência e as pessoas em cargos administrativos geralmente usam árvores da decisão para avaliar a situação. Isso também ajuda a assumir uma abordagem apropriada que seja do melhor interesse para a empresa.

Vendas e Marketing

Para toda empresa, vender um produto ou serviço é o processo principal para a sobrevivência, portanto, se torna automaticamente importante preparar um plano de marketing à prova de falhas para atrair o máximo possível de clientes. Com a ajuda da árvore de decisão, os gerentes de marketing podem avaliar facilmente qual abordagem seria a solução mais produtiva para gerar fundos.

Produção

Várias fases estão envolvidas no preparo de um produto completo. Embora alguns produtos sejam feitos seguindo um procedimento específico que não pode ser alterado, há várias coisas menores que poderiam usar métodos diferentes. Quando uma árvore de decisão é desenhada para a fabricação dessas entidades, ela ajuda os engenheiros a escolher a rota que será a mais benéfica para a organização.

Como Criar e Analisar a Sua Árvore de Decisão?

Você pode escolher criar uma árvore de decisão à mão ou usando um criador de árvore de decisão fácil de usar. Independentemente do método escolhido, você deve seguir estes 3 passos abaixo. Aqui nós vamos usar um exemplo para mostrar o processo geral. Você pode experimentar casos mais complexos com base neste exemplo simples.

Passo 1: Tome a Sua Decisão Inicial

Primeiro, você deve começar com uma decisão específica para o seu diagrama, por exemplo, escolher a tecnologia A ou B para a produção do seu novo celular. Tendo decidido, crie um pequeno quadrado do lado esquerdo da sua tela de desenho. Em seguida, desenhe uma série de linhas a partir do quadro até o lado direito com rótulos para os resultados possíveis. Em nosso exemplo aqui, você pode adicionar o resultado como sendo lucro alto ou baixo.

crie uma estrutura de árvore de decisão

Passo 2: Adicione Nós de Chance/Decisão

Expanda continuamente a sua árvore de decisão inserindo mais nós de decisão e nós de chance até que cada linha alcance um desfecho (isto é, não haja mais nenhuma escolha que precise ser considerada). Deixe o espaço em branco se o problema foi solucionado e adicione triângulos para indicar desfechos. Inclua a possibilidade de cada resultado se quiser analisar as opções numericamente.

adicione nós numa árvore de decisão

No nosso exemplo acima, a probabilidade de usar a tecnologia A e ter alto lucro como resultado é de 60%, e 40% para o resultado de baixo lucro. A probabilidade de usar a tecnologia B e ter alto lucro como resultado é de 70%, e 30% para o resultado de baixo lucro. Você também deve prever o resultado mais possível para cada desfecho, por exemplo, no nosso cenário, o resultado de alto lucro usando a tecnologia A é de $400.000.

Passo 3: Avalie a Sua Árvore de Decisão

Agora é hora de analisar a sua árvore de decisão. Simplesmente multiplique o valor dos resultados por suas probabilidades. Depois some o valor total de cada nó da direita para a esquerda no seu diagrama de árvore de decisão para comparar e tomar a decisão final. Este é o nosso exemplo, e o resultado é:

cálculo do resultado da árvore de decisão

Como a soma do lucro da opção A ($320.000) é mais alta do que a da opção B ($255.000), teoricamente, a empresa deveria usar a tecnologia A como sua decisão final. Além disso, lembre-se que as preferências de risco (risco baixo ou alto) do tomador de decisões também podem levar a uma conclusão final diferente.

exemplo de árvore de decisão para produção de celular

Como Criar um Diagrama de Árvore de Decisão com um Software Fácil de Usar?

Vamos começar baixando um criador de árvore de decisão profissional.

EdrawMax: Um Canivete Suíço Para Todas as Suas Necessidades de Diagramação

  • Permite criar facilmente mais de 280 tipos de diagramas;
  • Fornece vários modelos e símbolos para atender às suas necessidades;
  • Interface de arrastar e soltar fácil de usar;
  • Customize cada detalhe utilizando kits de ferramentas inteligentes e dinâmicos;
  • Compatível com uma variedade de formatos de arquivo, como MS Office, Visio, PDF, etc;
  • Sinta-se à vontade para exportar, imprimir e compartilhar os seus diagramas.

O procedimento geral é bem simples, mesmo que você não tenha nenhuma experiência com design de diagramas. Simplesmente acompanhe:

Passo 1 – Inicie o Seu Trabalho

Abra o EdrawMax e vá em "Modelos Disponíveis" - "Gerenciamento de Projeto" - "Árvore de Decisão", depois clique duas vezes para abrir uma nova página de desenho. Alternativamente, você pode selecionar um dos modelos predefinidos para o seu trabalho.

escolha um modelo

Passo 2 – Adicione o Conteúdo

Agora você pode arrastar e soltar alguns nós e símbolos de árvore de decisão na sua tela de desenho para construir a sua estrutura. Insira também as probabilidades e as ramificações com detalhes descritivos, se necessário. Continue expandindo o seu diagrama de árvore de decisão adicionando mais nós e linhas até alcançar os desfechos.

arraste e solte os nós

Passo 3 – Formate o Seu Diagrama

Em seguida, você pode escolher alterar as cores, os tamanhos, o tema do diagrama e as imagens padrão e muitas outras coisas para criar uma apresentação visual melhor. Quando tiver terminado o seu trabalho, você pode exportar, imprimir ou compartilhar os seus arquivos com apenas alguns clicks.

customize o tema do diagrama

Experimente Agora Mesmo!

Agora você certamente entende todos os pontos essenciais de uma árvore de decisão. Por que não experimentar você mesmo com um software gratuito? Simplesmente clique num modelo predefinido e depois arraste e solte quaisquer símbolos e nós de árvore de decisão embutidos no seu quadro de desenho. Sinta-se à vontade também para alterar o tema padrão do diagrama, que é baseado nas ferramentas de criação automática. Depois que seu trabalho estiver concluído, exporte-o rapidamente para diferentes formatos ou compartilhe na nuvem colaborativa do Edraw para discutir com a sua equipe. Clique na opção de Download da Versão PC e da Versão Mac no final desta página agora mesmo.

software de diagrama de árvore de decisão Edraw Max

Dicas para Criar uma Árvore de Decisão

Muito embora uma árvore de decisão normal não seja difícil de criar, as dicas a seguir, sugeridas por profissionais experientes, devem lhe ajudar a desenhar um diagrama de uma maneira melhor:

  • Evite adicionar muitas entradas (situações) ao diagrama, pois elas podem produzir um resultado vago e duvidoso.
  • Certifique-se de posicionar os símbolos a uma distância aceitável uns dos outros, para que as ilustrações continuem espaçosas e haja espaço suficiente para adicionar descrições.
  • Use cores consistentes ao longo da árvore de decisão para a fazer parecer profissional e confiável.
  • Seria bom se você pudesse usar uma ferramenta de diagramação eficiente, como o EdrawMax da Wondershare, para desenhar a árvore de decisão. Fazer isso não só vai poupar o seu tempo, como também vai ajudar a prever o resultado com maior exatidão.
  • Certifique-se de compartilhar a árvore de decisão com todas as pessoas direta ou indiretamente envolvidas no projeto, para que todos fiquem cientes da abordagem que está sendo usada.

Modelos de Diagrama de Árvore de Decisão

Imagine que você quer experimentar um novo software de mapeamento mental para uso diário. Há duas opções para você: comprar um software pago ou baixar um software gratuito. Para o caminho pago, você pode escolher a marca de software 1 ou 2, por um pagamento integral ou pagamento mensal com probabilidades correspondentes (70% ou 30% no nosso exemplo aqui). No entanto, se você quiser economizar dinheiro, você pode escolher usar o software atual, ou usar o software pago dos seus amigos (aqui pode ser do David ou do Jake). Se o David não estiver ocupado, você pode ter mais chances (aqui é de 75%) de usar o software dele. Fique à vontade para clicar na imagem para ver mais detalhes e baixar o arquivo original para o expandir com base nas suas necessidades.

exemplos de árvore de decisão para escolha de software

Estão disponíveis modelos para você baixar gratuitamente abaixo para ajudar a sua equipe a criar um diagrama de árvore de decisão mais atraente. Clique em qualquer um dos nomes para ver mais detalhes.

modelo de árvore de decisão simples modelo de árvore de decisão exemplo de árvore de decisão de visita a amigos
Modelo Simples Modelo de Aplicação Industrial Modelo de Decisão de Visita a Amigos

Conclusão

A origem da árvore de decisão data do ano de 1966, e durante o início dos anos 70 e meados dos anos 80, várias melhorias foram feitas à sua estrutura. Embora seja uma opção criar um diagrama desses manualmente, seria uma boa ideia usar uma ferramenta de diagramação preditiva, como o EdrawMax que tem sua própria biblioteca embutida com todos os símbolos e ícones relevantes para tornar o seu processo de desenho mais fácil e rápido. A ferramenta também ajuda a prever possíveis resultados para que você possa assumir a abordagem mais adequada às suas necessidades.

Comece a Usar! Você Vai Amar Este Software Para Diagramação Fácil de Usar.

O Edraw Max é perfeito não apenas para fluxogramas de aparência profissional, organogramas e mapas mentais, mas também para diagramas de rede, plantas baixas, fluxos de trabalho, design de moda, diagramas UML, esquemas elétricos, ilustrações científicas, e diversos gráficos... e isso é só o começo!